Centro de Ensino Teológico Saber e Fé

Nossa história

Fundada em meados de 2006, como fruto do sonho de líderes preocupados com a genuinidade do ensino bíblico, a Saber e Fé surgiu no cenário educacional teológico brasileiro com a pretensão de proporcionar ao público evangélico uma alternativa de vínculo institucional reconhecida por seu testemunho, por sua seriedade, por seus padrões éticos, pela confiança, pelo respeito e pelo compromisso com o ensino eficaz da Palavra de Deus.

A Saber e Fé foi concebida com o trabalho de profissionais que acumularam experiências em outras instituições teológicas igualmente mantenedoras do sistema de ensino a distância (EAD), o que lhe possibilitou a vantagem de planejar seus cursos visando superar os problemas tão comumente enfrentados pelos estudantes que por diversas razões se decidiram por esse método de aprendizagem, o qual progressivamente vem ganhando espaço no meio educacional, mas já causou dissabores aos alunos que elegeram suas faculdades sem critérios aferidores de qualidade.

➡ Conheça nossos cursos
História da Saber e Fé

Nossos objetivos

Buscando sempre um padrão de excelência elevado em todos os âmbitos e com meta de aperfeiçoamento constante, a Saber e Fé é hoje, incontestavelmente, uma instituição organizada, planejada e preparada para formar homens e mulheres que darão frutos sem medidas para a expansão do Reino de Deus.

Temos como missão primordial promover o conhecimento do Senhor e de sua sublime Palavra; educar pessoas que possam instruir os cristãos brasileiros no caminho da verdade; e auxiliar as igrejas evangélicas na preparação de seus obreiros.

Para tanto, a Saber e Fé oferece cursos livres nas áreas de teologia, apologética, e evangelismo e missões, três vertentes relacionadas entre si e fundamentais para a difusão, expansão e preservação do evangelho de Cristo.

➡ Conheça nossos cursos
Objetivo da Saber e Fé

Nossa visão

Vislumbramos ampliar incessantemente nossa atuação no compartilhamento do saber e da fé teológica, de maneira a conservar o reconhecimento de nossa imagem mediante a competência e a relevância do nosso trabalho, sempre tendo em vista a edificação da Igreja de Cristo e a glorificação do nosso Deus.

➡ Conheça nossos cursos
Visão da Saber e Fé

Nossos diferenciais

A Saber e Fé possui um avançado ambiente virtual de aprendizagem (AVA), desenvolvido pela própria entidade e em constante reciclagem, sempre atentando para as novas ferramentas que surgem com o avanço da tecnologia em favor da pedagogia.

Nossos cursos são desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar comprometida com a qualidade do conteúdo oferecido, assim como com as ferramentas de aprendizagem: interatividades pedagógicas, avaliações online com resultados simultâneos, plantão de dúvidas via telefone, atendimento via internet, emprego de redes sociais, e grupos de estudos com alunos-tutores, o que proporciona excelente integração entre professores e estudantes.

Além disso, nosso trabalho com o ensino teológico a distância apresenta uma série de vantagens aos alunos: garantia de rendimento igual ou melhor que os do método presencial; maior flexibilidade dos horários de estudo; oportunidade de formação adaptada às exigências atuais, principalmente às pessoas que não puderam frequentar seminários convencionais; otimização do tempo livre às pessoas sem disponibilidade de horários; desenvolvimento da autonomia do alunado sem desampará-lo em suas necessidades; economia financeira, pois evita gastos com locomoção; e, por fim, independência do aluno na determinação da duração de seu curso, uma vez que isso dependerá somente dele.

➡ Conheça nossos cursos
Diferenciais da Saber e Fé

Nossos gestores

Esdras José Savioli – Diretor

Diretor e fundador do Centro de Ensino Teológico Saber e Fé. Formando em Teologia pelo IFC – Escola de Ministérios e Bacharel em Teologia pela Faculdade Unida. Atua no ensino da Palavra em igrejas locais desde 2007. Idealizador, produtor e apresentador do canal Vai na Bíblia no Youtube.

Eguinaldo Hélio de Souza – Professor e escritor

Pastor, jornalista e professor de teologia e história. Fundador do Ministério Evangélico Esperança, em São Vicente (SP). Foi articulista da revista de apologética Defesa da Fé e escritor das notas de rodapé da Bíblia de Estudo Apologética do Instituto Cristão de Pesquisas. Membro da Agência Missionária Missão Antioquia, onde atua como docente e deão do Seminário Teológico e capelão do Colégio Vale da Bênção, além de trabalhar também no Ministério Sim Israel. É palestrante especialista nas áreas de vida matrimonial; heresiologia e apologética; escatologia e Israel. É ainda o mentor do curso de apologética aplicada da Saber e Fé, administrador do site Missão Atenas e autor dos livros Lições de amor, Novas lições de amor, Visitação de Deus, Israel – povo escolhido e Quem é o perdido?

Paulo Ribeiro – Colaborador teológico

Teólogo, professor, articulista e apologeta do cristianismo. Durante anos trabalhou profissionalmente como músico até iniciar formalmente seus estudos na área teológica. Graduou-se em Teologia pelo Centro de Ensino Teológico Saber e Fé, onde atuou como coordenador teológico, escritor, professor e articulista durante 3 anos. Realizou diversos cursos nas áreas de interpretação bíblica e homilética. Atualmente dá continuidade a seus estudos em nível de pós-graduação no CPAJ – Centro de Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, braço exclusivo da Universidade Mackenzie para o enfoque em Teologia. Ainda, escreve artigos para a publicação especializada Revista Defesa da Fé. No ministério de ensino, atua em seu blog Teologia Expressa, onde organiza periodicamente open classes de apologética cristã preparando discípulos de Cristo para responder às objeções e ataques que se faz às grandes verdades da fé.

Elvis Brassaroto Aleixo – Revisor teológico

Professor, jornalista e pesquisador. Trabalhou durante anos no Instituo Cristão de Pesquisas (ICP), onde atuou como coordenador teológico da edição ampliada da Bíblia de Estudos Apologética e trabalha como editor da revista de apologética Defesa da Fé. Graduou-se em Teologia pela Faculdade de Teologia e Apologética Cristã Dr. Walter Martin, em Letras pelo Centro Universitário Padre Anchieta, e possui mestrado em Teoria, História e Crítica Literária pela UNICAMP. É consultor teológico do Centro Apologético Cristão de Pesquisas (CACP) e coordenador do curso de pós-graduação em Ciências da Religião da FACETEN no núcleo de Americana (SP), onde é responsável pelas cadeiras de Metodologia da Investigação Científica e Religiões comparadas.

➡ Conheça nossos cursos
Gestores da Saber e Fé

Nossa confissão de fé

A Saber e Fé é uma instituição de ensino teológico interdenominacional, contendo em seu quadro docente membros de várias denominações evangélicas, que defendem concepções teológicas diferentes, mas que reconhecem as cinco bandeiras da Reforma Protestante como princípios bíblicos universais e inegociáveis:

Tese 1: Sola Scriptura

Reafirmamos a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado. Negamos que qualquer credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de revelação.

Tese 2: Solo Christus

Reafirmamos que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediadora do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai. Negamos que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada.

Tese 3: Sola Gratia

Declaramos que a graça de Deus em Cristo não só é necessária como é a única causa eficaz da salvação. Confessamos que os seres humanos nascem espiritualmente mortos e nem mesmo são capazes de cooperar com a graça regeneradora. Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, libertando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual. Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada.

Tese 4: Sola Fide

Reafirmamos que a justificação é somente pela graça somente por intermédio da fé somente por causa de Cristo. Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus. Negamos que a justificação se baseie em qualquer mérito que em nós possa ser achado, ou com base numa infusão da justiça de Cristo em nós; ou que uma instituição que reivindique ser igreja mas negue ou condene sola fide possa ser reconhecida como igreja legítima.

Tese 5: Soli Deo Gloria

Reafirmamos que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente. Negamos que possamos apropriadamente glorificar a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, se negligenciarmos o evangelho em nossa pregação, ou se permitirmos que o afeiçoamento próprio, a autoestima e a autorrealização se tornem opções alternativas ao evangelho.

Adaptação da Declaração de Cambridge (20/abril/1996)

➡ Conheça nossos cursos
Confissão de Fé da Saber e Fé

Cursos livres

Nossa instituição de ensino não é credenciada pelo MEC, nossos cursos são livres. Todo aluno matriculado receberá seu certificado de conclusão ao final do curso, caso obtenha as notas mínimas exigidas.

Afinal, qual a importância do reconhecimento da teologia pelo MEC?

Para isso temos que responder duas perguntas simples: o que é teologia e o que é o MEC? Quanto a primeira depende do segundo? Que valor o MEC de fato acrescenta a um curso de teologia?

Em uma definição simples, teologia é qualquer reflexão sobre as questões essenciais da vida que aponte para Deus. Ao especificar nossa teologia como teologia cristã, é óbvio que a revelação contida nas Escrituras Sagradas é elemento essencial nessa reflexão. Então, nossa teologia é nossa reflexão sobre as questões essenciais da vida que apontem para Deus, à partir da Bíblia.

E o MEC? O MEC é o órgão do governo responsável pela educação no Brasil e com certeza entende muito pouco de teologia verdadeiramente bíblica. Ele é um órgão sob forte influência marxista, que na maioria das vezes procurará moldar o saber teológico conforme sua imagem e semelhança. Sua interferência no currículo dos cursos de teologia com certeza não será para tornar seu conteúdo mais bíblico e mais piedoso. Como já vem acontecendo, será para fazer da “ação social” e da “transformação social” a meta suprema da Igreja, conforme a visão esquerdista de mundo.

Basta uma simples olhada para as “cartilhas de educação sexual” que protagonizaram escândalos nos últimos anos e será fácil perceber o quanto o MEC está mergulhado em um caldo ideológico insalubre que pode contaminar a teologia e através dela a Igreja.

Até hoje o cristianismo não se purificou completamente da contaminação resultante da interferência do imperador Constantino sobre a Igreja no século IV. Ao mesmo tempo em que aquela interferência tornou o cristianismo aceitável, abriu a porta para todo tipo de contaminação política, militar, religiosa e cultural, transformando-o em algo bem diferente do cristianismo bíblico.

A aprovação do MEC pode tornar-se mais um constantinismo que tirará a Igreja dos trilhos e quando somarmos os prós e os contras, ao final, o saldo será muito negativo. O carimbo do MEC pode tornar-se um preço muito alto a ser pago por uma aprovação estatal e humana que na maioria das vezes significará uma desaprovação divina.

Os chamados “cursos livres” de teologia, embora sem a aprovação do MEC, estão livres da influência perniciosa de teologias liberais presentes naqueles aprovados pelo mesmo. E além disso, os cursos livres de teologia também estão amparados pela lei, sem precisar se sujeitar às influências de ideologias e teologias antibíblicas.

O foco dos cursos livres é preparar pessoas para um ministério bíblico e espiritualmente relevante. Não olhar as igrejas como meros agentes sociais, mas como Corpo de Cristo, com uma missão que transcende os limites do aqui e do agora. Enquanto no pensamento do MEC as igrejas cristãs não passam de uma religião entre outras, o pensamento teológico sadio, apoiado nas Escrituras, discerne devidamente a natureza e missão da Igreja.

Claro que há pontos positivos em uma aprovação do MEC, mas esses pontos positivos se reduzem a nada diante das distorções teológicas introduzidas para se obter tal aprovação. Além do que, as vantagens podem ser obtidas pelo ingresso em outros cursos.

A verdade é que se nós primamos por um ensino teológico bíblico e saudável estaremos dispostos a pagar o devido preço para tê-lo. A Igreja deve influenciar a sociedade secularizada e não a sociedade secularizada influenciar a Igreja. É a Igreja quem deve penetrar no Areópago para ensinar a realidade sobre Deus, sobre o homem e sobre o mundo (Atos 17.19-31) e não o contrário. E deve se guardar da melhor forma possível das filosofias e vãs sutilezas (Cl 2.8) que podem minar seus fundamentos e enfraquecer suas raízes.


1GRENZ, Stanley J. e OLSON Roger E. Quem precisa de teologia? São Paulo: Vida, 1996. p. 13
2Os cursos livres são respaldados pelo Parecer CNE/CES 241/1999.

➡ Conheça nossos cursos
Reconhecimento da Saber e Fé

A Saber e Fé

Somos uma entidade educacional com caráter evangélico, paraeclesiástico e interdenominacional, dedicada ao ensino das Sagradas Escrituras, a fonte inspirada por Deus, inesgotável em seu conteúdo, infalível em suas doutrinas, e fundamento do nosso Saber e de nossa Fé.

Por que estudar aqui?

  • Qualidade no conteúdo
  • Material revisado e atualizado
  • Excelente metodologia de ensino
  • Plataforma para estudo e avaliação online
  • Aulas complementares em áudio e vídeo
  • Estudo 100% a distância
  • Blog com assuntos complementares aos cursos

Nosso Blog

ovnis-e-a-biblia

OVNIs: O que a Bíblia diz a respeito?

Nada. Exatamente isto. Nada. A ideia de seres de planetas mais evoluídos que visitam o nosso, seja para o mal ou para o bem, não tem nenhum espaço nas Escrituras. E toda tentativa de harmonizar a Bíblia e os OVNIs soará forçada e artificial. A crença em OVNIs Na maioria das vezes a crença em […]