Introdução

Download

Sempre que nós cristãos falamos da fé tomamos necessariamente por base a religião cristã e suas Escrituras Sagradas. Isso implica que o texto bíblico nos sirva de parâmetro para que possamos fazer uma avaliação adequada do que pregam aqueles que não compartilham do mesmo pensamento e da mesma compreensão espiritual.

Essa prática é um meio para que possamos nos precaver do engodo cada vez mais frequente criado pelas seitas, a fim de tornar confusa a ideia da fé cristã sempre que cada uma dessas ideologias se coloca como contraponto perante o que a Bíblia ensina acerca do futuro do homem no âmbito espiritual.

É imprescindível que aquele que deseja navegar pelas águas revoltas e perigosas das heresias tenha bem clara em sua mente a compreensão daquilo em que crê e espera, para que não se veja questionado e sem saída ante os prosélitos hereges que buscam arrebanhar ovelhas em apriscos alheios.

Não é possível, por outro lado, que consigamos um resultado satisfatório na defesa daquilo em que cremos se não possuirmos razoável conhecimento sobre o que creem os prosélitos. Para que possamos dar início a este conhecimento tão importante, navegaremos no entendimento complexo e divorciado do texto bíblico, que compõe o cerne de onze grandes religiões estabelecidas em torno da terra, e nas quais práticas e crenças muito peculiares ilustram de forma bastante variada a compreensão acerca do que cada uma delas sustenta em relação à fé.

Nosso objetivo maior é que cada um dos nossos alunos tenha condições de proceder ao diálogo interreligioso com conhecimento de causa quanto ao que de fato ocorre dentro de cada uma das profissões de fé que exporemos.

Mas não podemos adentrar ao tema sem antes conceber o que venha a ser religião, pois só assim poderíamos compreender até que ponto uma crença é saudável e inofensiva à fé cristã, e até que ponto uma crença pode comprometer nossa própria salvação.

Numa explanação cuidadosa, destacaremos definições e classificações da religião, para que assim tenhamos um ponto de partida bem embasado e capaz de alicerçar todo o mais que será exposto no bojo da primeira parte dessa disciplina.