Introdução

Iniciamos mais um módulo e com ele soma-se uma grande expectativa por parte dos alunos que têm acompanhado, com afinco e dedicação, este curso interdenominacional de teologia.

Nos módulos anteriores, você estudou matérias de cunho mais doutrinário e, agora, está prosseguindo com um módulo que aborda uma das línguas originais da Bíblia. Diante disso, é normal o questionamento sobre a dificuldade que o hebraico poderá apresentar se comparado ao que você já aprendeu anteriormente. A nossa resposta a esta pergunta é a seguinte: Depende de você! Dez entre dez alunos, ao receberem este material, folhearão as páginas intermediárias e finais desta obra para constatar o óbvio: somente no término do curso será possível entender o hebraico bíblico.

Contudo, queremos tranquilizá-lo dizendo que isso é, na verdade, um grande desafio. As dificuldades serão suplantadas gradativamente com esforço e dedicação, preparando-o para que você, gradualmente, comece a ter intimidade e domínio do hebraico bíblico. A propósito, permita-nos dizer-lhe que se houver dedicação da sua parte, não temos dúvidas de que, ao final deste módulo, você estará lendo aqueles textos que, por enquanto, se mostram incompreensíveis sob quaisquer pontos de vista. Essas dificuldades são mais do que naturais nesta etapa, porque, a exemplo do grego bíblico, você acaba de ser apresentado a um idioma cujos caracteres (letras) provavelmente lhes são desconhecidos.

Quando nos deparamos com uma palavra de outro idioma ocidental, ainda que ele seja desconhecido, ao menos conseguimos pronunciar tal palavra, pois os caracteres são latinos e, portanto, familiares, porque os conhecemos do português. Temos boas notícias ao lhe dizer que esta dificuldade será a primeira a ser suplantada, pois o alfabeto hebraico será a primeira lição a ser estudada nesta disciplina.

Esta obra destina-se àqueles que desejam travar um primeiro contato com a língua hebraica, sendo desaconselhada aos que buscam erudição no assunto. Para tal propósito, existem obras mais detalhadas de autores renomados que supririam, de forma mais satisfatória, esta necessidade. Nossa ideia é estimulá-lo a adquirir gosto pela língua e um conhecimento superficial da gramática hebraica.

Trabalharemos diretamente com textos bíblicos com a intenção de despertar em você o desejo mais intenso de se aprofundar no idioma. Almejamos, ao final deste módulo, que você adquira a capacidade de consultar léxicos e dicionários especializados, iniciando, assim, um “voo solo” na língua hebraica.

Se você tiver condições, adquira uma Bíblia hebraica impressa ou online, sendo preferível à impressa, pois a maioria dos softwares à venda no mercado com preços acessíveis não traz os famosos sinais massoréticos, tão importantes para a pronúncia e essenciais ao aluno iniciante.

Esforça-te e tenha bom ânimo! Procure estudar as lições diariamente, de forma que a pronúncia e a escrita tornem-se algo natural para você. Não se deixe levar pelas primeiras dificuldades ou pelo fato de que “por enquanto” você literalmente não entende o que lê. O hebraico bíblico vai requerer-lhe uma dedicação maior do que outras disciplinas. Mantenha sempre com você cartões de papel com o vocabulário das lições à medida que elas forem sendo estudadas. Procure decorar os vocabulários, porque eles lhe pouparão tempo e esforço no aprendizado da língua.

Consciente de tudo isso, mãos à obra!