Centro de Ensino Teológico Saber e Fé

Por que estudar teologia?

Acreditem ou não caros leitores do BlogSF, em algumas igrejas cristãs evangélicas há pessoas engajadas em responder por que não se deve estudar teologia. A resposta, muitas vezes, está na “ponta da língua”: o estudo teológico esfria o crente, tira a unção do pregador, impede a ação do Espírito Santo, torna a mensagem artificial, ou, em uma palavra: “a letra mata!” Na verdade, o estudo teológico é mesmo uma espada de dois gumes. Pensemos: se o estudo teológico visa, entre outras coisas, o conhecimento das Sagradas Escrituras, Satanás e seus demônios são exímios teólogos. As seitas que o digam! Aliás, usar a Bíblia para conduzir ao engano foi uma estratégia satânica empregada contra o próprio Jesus, quando foi tentado no deserto! (Mt cap. 4). Vemos isso na reflexão “A Bíblia na boca do diabo”. Entretanto, quando o estudo teológico é regado com oração e acumulado em meio a uma vida de piedade, os resultados são maravilhosos e disso temos visto muitos testemunhos.

Conhecimento bíblico e espiritualidade não são elementos que se excluem entre si. O conhecimento de Deus não apenas evoca a presença dele em nossas vidas como ainda transforma nossa comunhão com ele e nos aperfeiçoa em nossa caminhada. Por que as pessoas não hesitam em dedicar quatro ou cinco anos de suas vidas num curso universitário visando uma carreira profissional? Por razões óbvias, a qualificação profissional é indispensável, afinal, disso dependerá o futuro da pessoa e de sua família. Mas se investir numa faculdade tem a ver com o futuro, por que não investir em conhecer e prosseguir conhecendo aquele com quem viveremos por toda a eternidade? Não que a teologia tenha o condão de salvar. De maneira nenhuma! Mas estudar teologia tem a ver com o futuro muito mais importante de nossas vidas, porque tem valor eterno.

Em nossos dias, a maneira mais eficaz de obter o “conhecimento da Glória do Senhor” é sem dúvida por meio do estudo piedoso e sistemático da teologia. Em certo sentido, podemos afirmar que todo cristão evangélico é um teólogo, porém, é apenas por meio do estudo metódico e planejado das Sagradas Escrituras que nutrimos nossa fé de maneira decisiva. A consagração ao estudo periódico da teologia é um atestado louvável de nosso desejo de nos tornarmos porta-vozes mais bem preparados para trabalhar na Seara do Senhor (Mt 9.37,38; 2Tm 2.15).

O Senhor nos apresenta, por meio do estudo de sua Palavra, uma fonte inesgotável de aprendizado (Os 6.3), contudo, o estudo regular da Bíblia em cursos presenciais exige uma disponibilidade de tempo que muitas vezes, infelizmente, não possuímos. Diante disso, a única solução plausível é encontrar um curso a distância que seja capaz de suprir essa deficiência sem sacrificar a qualidade da aprendizagem. É exatamente essa a proposta do Curso de Teologia oferecido pela Saber e Fé, algo que tem sido verificado, módulo a módulo, pelas várias pessoas que estão avançando em seus estudos no nosso curso.

O investimento financeiro que essa iniciativa exige é invariavelmente medido pelo estabelecimento de preços fixos, mas o fato é que seu valor é imensurável. O “preço” não passa de mera quantidade monetária, enquanto o “valor” é algo inegociável, pois resulta em bênçãos que não podem jamais ser comercializadas (Pv 17.16).

Com efeito, todo aquele que resolve destinar seu tempo a uma atividade tão nobre se envolve em uma vigorosa batalha espiritual. Por isso, nossa recomendação àqueles que almejam estudar teologia e não deixar jamais de buscar a Deus em oração, a fim de manter sempre renovados seu espírito e motivação (Ef 4.23), prosseguindo para o alvo sem paradas ou desvios (Fl 3.14).

“Mas a Terra se encherá do conhecimento da Glória do Senhor, como as águas enchem o mar” (Habacuque 2.14)

Comentário

  • Ester Moreira Lima Reis
    Responder

    Por quê em muitas igrejas não aceita pastor sem curso teológico pregar? Sendo que pra pregar é preciso dom. Conheço pastores inspirados por Deus q são impedidos só porque ñ é diplomado em teologia.

  • Gracas
    Responder

    O ensino numa igreja é algo muito sério. Já vi muitos pregadores chamados “inspirados” que não sabem sequer ensinar o arrependimento e a justificação por Cristo. Por que não buscam conhecimento. Querem pregar do que acham que é o evangelho. Talvez para dar testemunham consigam fazer bem, mas ensinar num púlpito é outra coisa!

  • Rosivaldo da silva maua sp
    Responder

    Muito interessante o que foi postado aqui, estou fazendo teologia básica a 2 meses é realmente muito eficaz.
    Para nosso dia a dia, Deus abençoe a cada um de vocês.

  • carlos alberto gonçalves;
    Responder

    o curso de teologia transmitfe um conhecimento melhor do pai celetial.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp chat