Centro de Ensino Teológico Saber e Fé

Devemos ou não receber sectários em nossas casas?

Caros leitores do Blog SF, lemos em artigos anteriores como o ateísmo tem se tornado cada vez mais militante em nossos dias, entretanto, por mais que o ateísmo desenvolva estratégias de expansão, dificilmente chegará aos padrões do evangelismo pessoal adotado pelas seitas, como as testemunhas de Jeová ou os mórmons, por exemplo, que saem batendo de porta em porta buscando formar prosélitos. São raros os crentes evangélicos que nunca tiveram uma experiência de conversa com esses grupos. Em alguns casos, o resultado pode ser trágico.

Recordo-me de quando eu, Elvis Brassaroto, ainda adolescente, era testemunha de Jeová e como era fácil deixar os crentes em confusão ao abordar assuntos básicos da fé cristã, como a essência da Trindade, a divindade de Jesus ou a personalidade do Espírito Santo.

Temendo esse confronto, há quem se desculpe utilizando um versículo bíblico da segunda epistola de João. Na verdade, um pretexto para se esquivar do assédio, às vezes, “inoportuno” dos sectários. Neste artigo, veremos o que a Bíblia nos tem a dizer.

O texto de 2João 10 diz: “Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.” (2Jo 10). De acordo com esse texto bíblico, não devemos receber em nossas casas, ou até mesmo saudar, quaisquer pessoas que venham até nós e não compartilham da nossa fé em Cristo. Mas será que isso deve ser interpretado literalmente? Como isso se aplicaria a um sectário? Deveríamos realmente dispensá-los com esta hostilidade?

Não é provável que esse versículo proíba os cristãos de receberem sectários em suas casas, quando a intenção for testemunhar-lhes acerca do evangelho de Cristo. Antes, mais propriamente, o texto parece se referir à proibição de conceder ao sectário consecutivas oportunidades de ensinar sua falsa doutrina e, mesmo as- sim, sob um “pano de fundo” diferente dos nossos dias.

O contexto para esta interpretação pode ser vislumbrado nos primórdios do cristianismo, numa época em que não existiam igrejas centralizadas e acessíveis nas quais todos os crentes pudessem congregar. Na realidade, o que existiam eram casas que funcionavam como pequenas igrejas que se espalhavam por toda a localidade em que o evangelho se estabelecia.

Examinando o Novo Testamento, vemos que, logo no início da igreja, os cristãos são vistos unidos “partindo o pão de casa em casa” (At 2.46. Cf. tb. 5.42) e ajuntando-se para orar na casa de Maria, a mãe de João Marcos (At 12.12). De fato, as igrejas primitivas frequentemente se estabeleciam nas casas dos irmãos e este fator é primordial para entender o que o apóstolo João quis compartilhar quando escreveu sua segunda epístola.

Veja alguns exemplos dessa ocorrência nas cartas de Paulo:

  • “Saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu querido Epêneto, primícias da Ásia para Cristo.” (Rm 16.5).
  • “As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áquila e Priscila, com a igreja que está em sua casa.” (1Co 16.19).
  • “Saudai aos irmãos que estão em Laodiceia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa.” (Cl 4.15).

O emprego de templos eclesiásticos específicos não apareceu antes do final do segundo século. Assim, aparentemente, o apóstolo João está, na realidade, nos advertindo contra a aceitação de um falso mestre na igreja, concedendo-lhe o “púlpito” para ensinar. Olhando as coisas por este prisma, entendemos que a proibição visava à pureza doutrinária da igreja.

Estender tal hospitalidade a um falso mestre insinuaria que a igreja estaria aceitando ou aprovando seu ensino, o que certamente causaria grande confusão entre os fiéis. Isso deveria ser evitado, a qualquer custo.

Também é possível que João estivesse proibindo os cristãos de hospedarem falsos mestres em seus lares. Diante desta hipótese, é salutar lembrar que, nos dias em que a igreja apostólica estava em formação, o ministério pastoral e evangelístico foi exercido principalmente por indivíduos que viajavam de local a local, de casa (igreja) em casa (igreja). Esses pastores itinerantes dependiam da hospitalidade das pessoas de uma congregação local. Por conseguinte, João estaria admoestando a igreja a não estender este tipo de hospitalidade aos falsos mestres. Logo, os cristãos não deveriam deixar que sectários ficassem em suas casas e as utilizassem como bases de suas operações para difundir seu falso evangelho.

Em qualquer desses casos, 2João 10 não proíbe os cristãos de permitir que um sectário entre em suas casas para propósitos evangelísticos. Da próxima vez que uma dupla de testemunhas de Jeová ou mórmons bater na porta de sua casa, sinta-se livre para convidá-la para ouvir o seu testemunho. Mas esteja totalmente seguro em relação aos fundamentos da sua fé, “para que não sejais […] levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” (Ef 4.14).

Do Christian Apologetics and Research Ministrty
Traduzido por Elvis Brassaroto Aleixo

Comentário

  • José Eduardo Lopes França
    Responder

    Devemos estar calçados com a preparação do evangelho de Cristo, sabendo que fomos escolhidos por ele, e somente para ele.
    Ter a palavra escrita na tábua do nosso coração, isso nos torna convictos que somos filhos de um Deus trino

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp chat