Introdução

Download

O que é sociologia?

Podemos encontrar traços de estudos do homem em sociedade nos escritos de vários pensadores antigos e modernos – até mesmo daqueles que não se preocuparam especificamente com esta área. Todavia, a sociologia como ciência autônoma tem sua origem no século 19. August Comte, pensador francês, pode ser apontado facilmente como o pai da sociologia, embora outros teóricos posteriores tenham-na desenvolvido muito mais do que ele.

O homem é um ser social por natureza. Ele necessita de outros para sua sobrevivência, não só em termos de necessidades básicas, mas também com relação às necessidades psicológicas. A sociologia estuda o ser humano dentro de suas relações com outros seres humanos. Isso pode envolver aspectos psicológicos, históricos e geográficos, mas é a soma de tudo isso que caracteriza a sociologia.

Sendo assim, podemos definir sociologia como “estudo dos homens em interdependência”, pois esta é a sua caracterização.

Embora em muitos aspectos a sociologia ainda esteja lutando para garantir seu lugar no rol das ciências, grandes desenvolvimentos, não apenas teóricos, mas também práticos, têm acontecido.

Apesar de o nosso estudo ser apenas uma breve introdução, torna-se profundamente necessário, uma vez que a igreja é uma comunidade, ou melhor, uma sociedade inserida em outra, ou outras sociedades. Por isso, a sociologia é profundamente eficaz no entendimento do cristianismo em seu desenvolvimento histórico e em sua inserção dentro de um contexto social. A igreja é o “novo homem” coletivo (Ef 2.15), formada por diversos “novos homens” individuais (Cl 3.9,10).

Por outro lado, vale conhecer a sociologia, não como informação infalível acerca dos assuntos, mas como caminhos errados tomados pelas ciências sociais. O marxismo, por exemplo, apresentou toda uma concepção antibíblica sobre o que é o homem e, por causa disso,falhou em seu objetivo de transformar a sociedade. Cabe a cada aluno analisar as diversas teorias sociológicas para poder extrair o que é  bom (1Ts 5.21) e, depois, realizar uma aplicação prática.

Por fim, veremos a relação entre sociologia, sociedade, educação e escola, para que conheçamos a importância fundamental de nosso papel como educadores cristãos. Pois seja como professores cristãos, seja como professores de escolas dominicais ou mesmo pregadores, somos educadores que, continuamente, influenciamos a sociedade e determinamos seus rumos para o futuro.

Seria útil fazer uma leitura prévia de 1Coríntios 12.12-31, mesmo porque alguns sociólogos desenvolveram modelos sociológicos semelhantes ao de “corpo”, conforme Paulo expõe nesta e em outras passagens. Embora o pensamento científico da sociologia esteja além dessa concepção, ela serve, porém, de base para compreendermos o que significa analisar o homem em sociedade.