Introdução

Associação do Espírito Santo para a Unificação do Cristianismo Mundial é uma organização que foi criada na Coreia do Sul em 1954 por Sun Myung Moon (1920 – 2012), conhecido como Reverendo Moon. Ele construiu uma organização milionária que tem exercido influência em inúmeras frentes. De forma sutil e utilizando seu peso financeiro, ele conseguiu aproximar de si líderes cristãos de diversas denominações diferentes.

Para termos uma ideia do poderio econômico desse grupo religioso, em adquiriu em 1994 uma grande fazenda no estado do Mato Grosso do Sul, chamada de Fazenda Nova Esperança. A fazenda tem uma excelente infra-estrutura, e lá são realizados seminários, nos quais os seguidores “aprendem” sobre a importância de se conhecer a “verdade”.

Moon não se colocou apenas como um líder religioso. Ele colocou-se como um substituto de Jesus Cristo, que segundo ele havia falhado em sua missão. Jesus falou no surgimento de falsos cristos (Mt 24.5; 11) e sem dúvida ele é um claro representante desse grupo de falsos cristos que surgiram nos últimos duzentos anos.

Apesar de seu enorme poderio, muitas vezes os trabalhos da organização trouxeram escândalos.

A Igreja da Unificação defende doutrinas muito distantes do cristianismo bíblico, apesar de usar vocabulário cristão. Por causa desse discurso, tem conseguido atrair para si até mesmo lideranças evangélicas. Com um discurso centrado na paz, na unidade e no combate ao comunismo, Moon conseguiu construir seu império religioso e financeiro. Adquiriu posição respeitada por parte de muitas autoridades.

Mesmo com suas doutrinas estranhas, formou um exército de adeptos em diversas partes do mundo projetando-se como um dos principais falsos messias da era moderna.

A sua declaração de propósitos esconde mais do que revela e ainda assim nos ajuda a entender muito do que está envolvido na Igreja da Unificação: Estabelecida com o objetivo de formar famílias, educando através de valores e a revelação da nova verdade. Criando uma sociedade, nação e mundo justos.