Introdução

Aos pés da história

Muitos se detêm diante de um livro de história e se perguntam: “Para que tudo isso?” A questão é que podem compreender a utilidade da matemática, da física e da química, mas não podem entender por que se debruçar sobre fatos antigos, nomes estranhos de pessoas já falecidas há muito tempo e lugares distantes que, aparentemente, nada têm a ver com a nossa época. Em um mundo pragmático e automatizado como o nosso, nada que não nos dê um resultado imediato parece valer a pena. Mas, com a história, isso é diferente.

Download

Formando uma identidade

“A vida tem de ser vivida para frente, mas só pode ser compreendida para trás” (Soren Kirkegaard)

Um povo sem passado também é um povo sem futuro. Quando não há história, não há também identidade. É impossível construirmos uma identidade sem que conheçamos os eventos que nos antecederam. Com os fios do passado tecemos a bandeira do futuro.

Imagine você se, um dia, acordasse e tudo ao seu redor fosse desconhecido: pessoas, lugares, acontecimentos… E você não conseguisse se lembrar como chegou até ali, quem são aqueles que dizem ser seus parentes e amigos. Mesmo que lhe dessem um nome, lhe explicassem cada uma de suas dúvidas, a falta de lembrança do seu passado iria transformá-lo em um estranho, em um errante sem identificação.

O mesmo ocorre com uma coletividade. Povo sem raiz é povo sem fruto. É o conhecimento das glórias e das lutas passadas que permite a uma comunidade compreender seus valores, costumes e aspirações. Quem não sabe de onde veio não sabe onde pode chegar.

Ao olharmos para a história dos judeus – um povo que viveu durante quase dois mil anos espalhado entre as nações, sofrendo perseguições de todo o tipo, sendo constantemente expulso de seus países adotivos –, nos perguntamos como puderam sobreviver e manter sua identidade. Mas a resposta é simples: os judeus estudam e amam sua própria história, que consideram sagrada. Cada página descoberta de seu passado acrescenta uma em seu futuro.

E foi justamente por meio de sua própria história que os judeus adquiriram seu conceito de missão, o que os impediu de se entregar à aniquilação e, ainda, lhes deu força para resistir e lutar. Por isso puderam retornar à sua terra, puderam se restabelecer como nação e sonhar novamente com o futuro. Este é o poder da história!

Download