Introdução

A importância do estudo da história da Igreja cristã

Todo cristão deve buscar na história da Igreja as origens para a defesa de sua fé, já que o cristianismo é uma religião histórica e apela para os fatos da história como um dos argumentos comprobatórios de sua veracidade. A apologia, um dos braços da teologia, divide-se em várias categorias, e uma delas é a apologia histórica, da qual se extrai as evidências para provar a singularidade empírica da religião cristã. É de suma importância o cristão conhecer a história de sua religião: os primórdios, as glórias e as vicissitudes pelas quais passou. Sem um conhecimento básico dessa história, muitas doutrinas seriam de difícil compreensão.

A Igreja é muito mais do que uma instituição religiosa organizada. É a história de um povo salvo por meio do sacrifício de um Deus de amor. É a prova viva da ação divina na história da humanidade: Deus se manifesta e intervém no espaço e no tempo em prol do seu povo peregrino e escolhido.

A Igreja foi comprada pelo sangue de seu fundador, Jesus Cristo. Construiu sua história em meio às terríveis perseguições imperiais e às abomináveis heresias daqueles que se diziam seus líderes. Entre a corrupção de uns e a glória e o ardor de outros, a Igreja prossegue, através dos séculos, vitoriosa, pois aquele que disse: “as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, é o seu sustentador e único alvo a ser almejado.

Esta é a história da igreja cristã, uma história de lágrimas, de sangue e de dedicação à causa de seu fundador — Jesus Cristo. Por isso, é de primordial importância o estudo da história da Igreja cristã, não só para os alunos de teologia, mas para todo cristão que queira conhecer suas origens.

Download