Introdução

Adeptos do nome Yehoshua e variantes é a designação geral conferida a grupos religiosos cuja principal característica é a censura ao emprego do nome “Jesus” para se referir a Cristo, assim como a conseqüente insistência no uso do seu nome hebraico. Por esse motivo, também são referidos como Movimento do nome sagrado.

Este movimento religioso tem suas raízes nos anos de 1920-30. Segundo alguns pesquisadores, esse grupo nasceu dentro das Igrejas de Deus do Sétimo Dia. Alguns dizem que certos indivíduos já haviam publicado panfletos e livretes a respeito do assunto envolvendo a polêmica dos nomes sagrados antes de 1930.

A principal preocupação deste movimento é com o homônimo escrito e oral do nome sagrado Yahweh (inglês) ou Iavé (português), uma das muitas formas de pronunciar o nome de Deus; e também Yahshua para Jesus. Desta ênfase, portanto, deriva o nome deste movimento religioso.

A forma mais popular do nome divino empregada entre os cristãos evangélicos é Iavé (Javé ou Jeová); nas Bíblias hebraicas o termo é HVHY; em inglês este tetragrama é representado como YHWH ou YHVH.

Os Adeptos do nome Yehoshua e variantes polarizaram suas questões e debates sobre a pronúncia do nome de Jesus e sobre esse ponto desenvolveram suas doutrinas e seus conceitos. Fizeram deste elemento o motivo principal de crítica e condenação às demais igrejas evangélicas.

É bom frisar que a polêmica em torno deste grupo não se dá devido ao uso teológico do nome hebraico, que tem sido utilizado por outros grupos ortodoxos como forma de resgatar as origens judaicas do cristianismo. Mesmo os judeus messiânicos empregam Yeshua Hamashia em vez de Jesus Cristo. A mudança dos Adeptos do nome Yehoshua e variantes tem apenas valor estratégico e não teológico.

No caso do grupo que é objeto de nosso estudo, a pronúncia do nome se tornou uma doutrina fundamental, capaz de condenar eternamente aqueles que dela discordam. Isso os constitui uma seita, preenchendo requisitos específicos como o proselitismo militante, a polarização doutrinária e vários desvios da ortodoxia.