Centro de Ensino Teológico Saber e Fé
Espírito Santo

O Espírito Santo vos guiará a toda verdade

“Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade […]” (Jo 16.12, 13).

Dentre as muitas obras do Espírito Santo após a volta de Cristo aos céus, uma delas seria levar os redimidos à plena verdade, a qual os discípulos ainda não estavam preparados para receber, em muitos sentidos. Alguém já definiu nossa época como a dispensação do Espírito. Como ele se movia sobre a face das águas (Gn 1.2), moveu-se de modo especial ao longo da Era Cristã, como o Paracleto, o outro Consolador, que ficaria ao nosso lado para nos levar à plenitude, tanto no sentido individual quanto no coletivo.

Podemos entender esse guiar do Espírito Santo a toda verdade, em três sentidos:

1. O Espírito Santo inspirou os apóstolos na conclusão das Escrituras.

Quando lemos as epístolas, principalmente, vemos quantas verdades a respeito de Cristo e sua obra ainda precisavam ser explicadas. Pedro, Paulo, João e outros foram movidos pelo Espírito para nos revelar tais verdades.

Tudo aquilo que fora prometido nas páginas do Antigo Testamento, e que se cumpriu no ministério terreno de Cristo, foi então explicado através das páginas do Novo Testamento. Sua revelação universal e eterna se completou através da obra do Espírito Santo. Não precisamos mais caminhar no escuro, precisamos apenas atentar na revelação divina.

“Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça no coração de vocês” (2Pe 1.19).

2. O Espírito Santo guia a Igreja e cada um de seus membros à compreensão das revelações de Deus.

Não entendemos as Escrituras pela simples inteligência natural, mas pela ação do Espírito. O Espírito de Deus que inspirou as Escrituras é o mesmo que as ilumina. A verdade escrita se torna verdade iluminada; e à medida que ela é examinada com a ajuda do Espírito Santo, ela vai sendo compreendida e apreendida.

“Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus” (1Co 2.11, 12).

Só então podemos chegar à próxima ação do Espírito Santo.

3. O Espírito Santo nos leva a experimentar e viver a verdade.

A verdade bíblica não é apenas uma série de afirmações definidas que o homem deve decorar e repetir como faz um papagaio. São realidades eternas, absolutas, que se relacionam com nossa vida interior e nossa vivência diária. João chama isso de andar na verdade (2Jo 3, 4). É o mesmo que experimentar a verdade e viver a verdade. A comunhão com Deus, o amor ao próximo, a vitória sobre o pecado, a realidade da presença de Deus em nós não são meros pontos teológicos, são espírito e vida. E sem o Espírito Santo jamais poderemos experimentar essas verdades, essas realidades tornadas possíveis através da encarnação, morte e ressurreição do Deus Filho.

A obra redentora de Deus, consumada em Cristo, revelada nas Escrituras, iluminada pelo Espírito Santo, vai sendo assim, dia a dia, concretizada nos remidos pelo mesmo Espírito.

Que possamos nos render aos pés desse Deus maravilhoso e dizer: “Eis-me aqui!”

Comentário

  • Sidney L.R
    Responder

    Um colega ateu me questionou da seguinte forma: se o Espirito Santo vos guiará a toda a verdade, por que há tantas diferenças doutrinárias, denominações e uma falta de unidade entre o povo de Deus? Algum irmão preparado poderia me ajudar nesta questão?Deus vos abençoe.

    • Paty

      Caro Sidney, a paz de Cristo!
      O Espírito Santo nos guia a toda verdade. A questão não tem haver com a verdade dessa palavra, mas sim com o ser humano querer caminhar nessa verdade, viver para Cristo e obedecer sua palavra. A verdade está nas santas escrituras.

      Os seres humanos são diferentes e a diversidade (que é algo bom, pois sem ela não aprenderíamos o novo) faz com que as pessoas busquem lugares onde elas se sintam “melhor” mais confortáveis, e isso acaba levando a existência de tantos templos com “regras” e doutrinas tão diferentes. As pessoas não querem a verdade, elas querem a comodidade.
      Jesus nos disse para amar o próximo, mas o que fazemos? Basta ser de outra denominação para brigamos discutirmos e dizer: minha ” igreja” é melhor que a sua e etc.

      A verdade está escrita, mas nós não queremos ver, não queremos ler nem estudar a palavra de Deus. E com isso estamos nos dispensando e a cada dia nos odiando mais. Muitas pessoas não pregam mais a palavra de Deus, não pregam mais o que está na Bíblia. Muitas vezes elas pregam o que elas acham, o que agrada os “seguidores” e com isso a cada dia está surgindo mais divisões. Mas não ache que isso é totalmente ruim. Pois é melhor você poder pedir a direção de Deus e ter a opção de escolher um lugar, uma congregação, para frequentar. Um lugar onde a palavra de Deus é falada de uma maneira mais próxima a da Bíblia, do que não ter opções e não poder escolher o que “come”.

      A melhor maneira de saber se o que pregam no templo em que vamos é verdade, é buscar de Deus e não termos preguiça de ler a Bíblia para sabermos se o que foi pregado era realmente de Deus ou apenas “achômetros” de seres humanos.

      Não esqueça que todos nós falamos muitas coisas boas e também muitas coisas ruins. Por isso a necessidade de buscar na verdadeira fonte o que é bom ( o vem de Deus) e jogar fora o que não presta. E assim vamos guardar o que é bom e jogar fora o que não é de Deus.

    • Luis Gustavo de Paiva

      É porquê a igreja carece de batizados no Espírito Santo. Simples assim.

    • Fábio F. Paula

      Amigo Sidney L. R., as coisas espirituais só com Espírito de Deus será revelada, busca com o próprio Espírito Santo que você terá resposta de uma maneira ou de outra, conversando com as pessoas ou ouvindo uma pregação e naquela exato momento o Espírito Santo toca o coração e terá a resposta almejada, sem que a pessoa que você está conversando ou pregando lhe deu a respostas satisfatória a qual tinha dúvidas e gostaria de esclarecimento. Espírito do Senhor é Luz e Verdade. Abraço, o Senhor o abençoe e ilumina.

  • Alexandre Alves Gaspar
    Responder

    para saber a verdade peça sabedoria a deus.
    um jovem de 14 anos fez isso seu nome é joseph smith
    ele se aventurou para pedir sabedoria e em resposta a sua oração sincera deus o pai e jesus cristo apareceram a ele e disse que a verdade não estava em nenhuma igreja existente na face da terra e através desse jovem a verdade foi restaurada ela esta igreja a que tem toda a verdade se chama
    a igreja de jesus cristo dos santos dos últimos dias mas conhecida pelo carinhoso apelido dado pelas pessoas como mórmons e para você saber mas sobre a igreja poe lds no google e nesse mesmo lds tem a parte de localizar capelas você poe o endereço no campo de busca que vai achar no mapa e vai dar o horário das reuniões no domingo vai la peça o livro de mórmon para os missionários e pergunte ao pai celestial em oração se o livro e a igreja são verdadeiros e faça essa pergunta com sinceridade de coração e real intenção que o espirito santo vai confirmar a verdade no seu coração lhe dando um testemunho então boa sorte meu querido irmão e desde já te agradeço por me dar a oportunidade de falar um pouco da verdade.

    • Dulce Fonseca

      Fui desta denominação mórmons e sei bem o engano de vcs que se aproveitam de pessoas que não conhecem as escrituras para cauterizar a mente com ensino que fogem da verdade , a revelação que vem do Espírito Santo que convence o homem do pecado , justiça e do juízo. Como dizem as escrituras
      “Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho”
      que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo.
      Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!
      Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!
      Gálatas 1:6-9
      creem em batismo pelos mortos , me horrorizei quando vestiram uma roupa de meu avo e se batizaram como se fosse meu avó, como se pode outra pessoas se batizar em nome de uma pessoa que já dorme , será que depois da morte não segue o juízo como esta em Efésios 9:27? Gloria Deus que eu e minha familia hoje servimos a um Deus Vivo , “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” Tiago 1:17. voce sim precisa conhecer verdadeiramente a Deus ir para sua gloriosa presença e se render a Deus A BIBLIA E COMPLETA E NÃO PRECISA DE OUTROS LIVROS QUE SO FAZEM DETURPAR A MENTE DAS PESSOAS.

  • Anny
    Responder

    Eu gostaria de saber espírito revelou eu estou grávida mas fiz exame de negativo oq espírito fala sao verdade

  • Guilherme
    Responder

    Cuide nem sempre a voz do Espirito Santo e audivel .. Sempre julgue bem .. As vezes sentimos de ajudar alguem nao sabemos pq mas temos essa necessidade nao vem do coraçao nem de nossa mente é de dentro.. E nos sentimos bm com isso pq isso e o Espirito Santo nos comunicando conosco .. Sempre havera um proposito em sua comunicaçao ele nao se pronunciaria por algo que ja seria evidente em alguns dias .. Fique alerta o inimigo tbm fala audivelmente em nosso meio que Deus lhe abençoe..

  • DAVID
    Responder

    GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUÉM QUE COMEÇOU O CURSO JUNTO COMIGO?TENHO MUITAS DUVIDAS E GOSTARIA DE DIVIDIR COM ALGUÉM

  • Clodoaldo Ferreira Carvalho
    Responder

    Ai está a diferença,porque muitos não aceitam mais as verdades de Deus,que estão contidas na Bíblia sagrada, e cada um abre uma igreja com o objetivo de ensinar a sua verdade,a sua doutrina,do seu jeito,por isso nós vemos varias denominações.

    “Sabe,porém,isto:que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos;
    Porque haverá homens amantes de si mesmos,avarentos,presunçosos,soberbos,blasfemos,desobedientes a pais e mães,ingratos,profanos,
    sem afeto natural,irreconciliáveis,caluniadores,incontinentes,cruéis,sem amor para com os bons,
    traidores,obstinados,orgulhosos,mais amigos dos deleites do que amigos de Deus(2 Tm 3.1-4)”

    “Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina,mas,tendo comichão nos ouvidos,amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
    e desviarão os ouvidos da verdade,voltando as fábulas.(2 Tm 4.3,4)”.