Introdução

Definição

Pós-milenismo é o sistema escatológico que descreve o reino milenar bíblico como um período de predomínio do cristianismo sobre o mundo. Tal predomínio se dá pela conversão de grandes parcelas da população mundial ao cristianismo, como também pelo predomínio da moral e intelectualidade cristã nos negócios deste mundo. Depois que esse sistema de coisas estiver plenamente implantando no mundo, Jesus voltará.

Sem hesitação, o pós-milenismo declara que o mundo está se tornando melhor e que existem períodos curtos durante os quais pode parecer que as forças do mal estão prosperando, porém, se olharmos através da história, veremos, inequivocamente, progresso e melhoramento espiritual. O pecado sempre estará no mundo, até mesmo nos fins dos tempos, mas sua influência será diminuída e os ímpios serão a minoria.

Os princípios e as condutas cristãs tornar-se-ão os padrões aceitáveis, tanto para a vida púbica como para a privada. A educação, os negócios, o governo, a indústria e toda a sociedade estarão sob o domínio da vida e do pensamento cristão.

Em certo sentido, com as devidas ressalvas, uma parcela desse postulado pós-milenista já pode ser observado. Se não, pensemos apenas a guisa de ilustração: a.) a escravidão e a poligamia são praticamente inexistentes; b.) a função das mulheres e das crianças melhorou grandemente neste século; c.) as nações têm começado a cooperar de maneira que a arbitração substitui a guerra e o derramamento de sangue. Ainda seria possível pensar em muitos outros exemplos.

Fato é que nos dias atuais a Bíblia tem sido traduzida e impressa em centenas de línguas nativas. Aproximadamente dez milhões de cópias são vendidas anualmente, de forma que 98% das pessoas do mundo a têm em suas casas. A obra missionária floresce e se expande aos recônditos do mundo. E se o progresso não tem sido tão rápido ou extensivo como poderíamos desejar, a culpa deve ser dirigida à Igreja por não lutar seriamente para evangelizar o mundo em resposta ao mandamento de Cristo.

Como se pode perceber, o pós-milenismo não é apenas um sistema segundo o qual a volta de Jesus se dá após o reino de mil anos, mas se apresenta com uma perspectiva completamente diferente sobre o papel da Igreja no mundo e os resultados dessa presença. Não diz respeito apenas à cronologia dos fatos, mas à própria natureza dos fatos em si. A ideia de reino, a forma de sua manifestação, o papel da Igreja nesse processo, o que devemos esperar do futuro deste mundo – tudo muda com o pós-milenismo. Elementos do reino messiânico são vistos como resultado do triunfo da Igreja neste mundo e não como resultado da presença do Messias nele.

Importante consignar que os pós-milenistas não têm pressa quanto à manifestação plena do milênio. Não importa se ainda faltam centenas ou milhares de anos para que a condição milenar prevista se torne uma realidade. Se hoje o mundo não é o que irá se tornar, não significa, para essa corrente escatológica, que nunca se tornará.