Introdução

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (IJCSUD) geralmente é designada no Brasil como Igreja Mórmon. Pode ser encontrada nas principais cidades brasileiras e constituem uma das mais conhecidas seitas pseudo-cristãs. Ao lado das Testemunhas de Jeová são um dos maiores desafios para a verdadeira igreja de Jesus Cristo.

Os mórmons também são um grupo altamente missionário e militante. É comum vê-los pelas casas propagando suas doutrinas. Eles também têm muito em comum com os cristãos em geral e com os evangélicos especificamente. É justamente por este elo que podemos fazer nosso trabalho de apologistas e de evangelizadores. Geralmente eles usam a Bíblia para “começar”; quando o propósito já está em condições de “ser entendido” então passam para O Livro de Mórmon, que consideram como tendo a mesma autoridade da Bíblia e, na prática, merece muito mais honra.

Como no caso das Testemunhas de Jeová, não é necessário ir procurá-los para realizar nosso trabalho. Embora não sejam tão constantes em abordar as pessoas nos seus lares, você pode muito bem ligar para uma “igreja” mórmon e solicitar uma visita ou, caso conheça algum, pode pedir a ele que esteja enviando um dos elderes em sua casa.

Em tudo o que fazem costumam imprimir alto grau de qualidade, seja no padrão arquitetônico de seus templos, na sua literatura, no desenvolvimento de seus programas, no treinamento de seus missionários e na instrução de seus membros. Sua religião pode ser apontada como holística, uma vez que o envolvimento do mórmon com a comunidade abrange todas as áreas de sua vida, embora o grau de envolvimento possa variar, contando inclusive com o que poderíamos chamar de “mórmon nominal”.

Muitas pessoas desconhecem que a partir do movimento inicial fundado por Joseh Smith originaram-se cerca de 100 tipos de mórmons. Dessas, duas se desenvolveram de forma mais notável: A IJCUD que é a que conhecemos melhor, cuja sede se encontra em Utah e a Igreja Reorganizada dos Santos dos Últimos Dias, com sede na cidade de Independence, no Estado de Missouri, nos EUA.

Apesar de seu falso cristianismo e de expor doutrinas que podem ser consideradas esdrúxulas, não se pode deixar de reconhecer o “poderio mórmon”, seja pelo número de adeptos no mundo inteiro, seja pelo poder financeiro que ostentam. A possibilidade de causarem confusão na população por sua semelhança com o cristianismo evangélico é outro ponto a ser destacado. Não seria difícil identificá-los como evangélicos e quando fosse notar a diferença já seria tarde demais.

Talvez esses fatores conjugados tenham levado a Igreja de Jesus Cristo a se intimidar diante do mormonismo. Não é difícil perceber uma indiferença, uma apatia da com relação a eles. Embora sejam um grupo bem visível dentro do contexto nacional e mundial, pouco ou nada se fala em levar a eles o verdadeiro evangelho. Que o Senhor levante ceifeiros para esta seara tão carente.