Introdução

Download

Dentro de todo universo filosófico encontramos na metafísica um caminho dentro da própria filosofia que habilita o homem ao conhecimento de si mesmo. No âmbito da metafísica sobressai um sentido mais amplo pelo qual o âmago do homem pode ser explorado com especificidade. E isso ocorre de forma distinta daquela na qual a filosofia trata de tudo o que é externo e foge da tangibilidade, já que o homem, chamado “ser” ou “ente” pela metafísica, está adstrito em sua própria essência.

Assim sendo, a metafísica torna-se então uma via alternativa à filosofia, talvez mais breve para a compreensão de tudo que habita o mais íntimo do ser, proporcionando mais uma ferramenta que os filósofos têm para definir a “criação maior” (o ser humano).

No curso de metafísica da Faculdade de Teologia Presbiteriana Independente, o reverendo Daily Rezende França explicou, em 1959, que a própria palavra metafísica significa “depois da física”, e classifica, de modo geral, os textos de Aristóteles, que se seguiram à sua obra sobre física.

O tomo obrigatório para o curso era Traité de métaphysique (Ed. Payot, 1953) de Jean Wahl, catedrático de filosofia da Sorbonne, Paris. Desse vasto tomo, selecionaremos e abreviaremos alguma coisa do conteúdo para esta disciplina. A nossa esperança e o nosso alvo é fazer que o estudante se conscientize dos assuntos envolvidos na metafísica.