Introdução

Download

A Bíblia é uma obra literária ímpar e que não pode ser equiparada a qualquer outro volume escrito que tenha sido disponibilizado aos homens. Sua essência está fora do alcance da compreensão humana, bem como a natureza de seu planejamento.

Sua estrutura não admite que a simplicidade da mente terrena a compreenda sem que se levante, por leitores distintos, considerações díspares que venham suscitar polêmicas e impedir que um pensamento coeso forme uma idéia harmoniosa acerca de sua ortodoxia.

Isso implica que o homem, para que compreenda qual seja a amplitude dos 66 livros bíblicos, possa contar com aqueles que o próprio Deus instituiu em Sua igreja para que sirvam como mestres, isto é, como aqueles que estão divinamente habilitados a fornecer correta, ou no mínimo, razoável interpretação a seu conteúdo.

Também a forma indissolúvel como se ligam estes livros dentro de sua contextualização e o desenrolar profético de suas narrativas, observado através das épocas, bem provam que ela, a Bíblia, não procede da falível intelectualidade do homem.

Dadas estas considerações, temos que não há uma forma simplista pela qual possamos desvendar quais sejam os truncados mistérios bíblicos textuais, que por vezes ensejam entre os sectários acusações que vão desde a existência de textos não inspirados na Bíblia, até as alegações de que ela está eivada de contradições, e por isso, não pode ser jamais tomada como obra divinamente inspirada.

Os alunos do curso interdenominacional de Teologia da FAETESF, nesta disciplina, receberão ferramentas que lhes habilitarão proceder a uma melhor e mais acurada interpretação dos textos sagrados, o que os poupará do dissabor da apresentação de teses que não podem ser respaldadas pela Palavra de Deus.

A implantação de mais esta matéria na grade curricular do bacharelado teológico da FAETESF, como se observa nos principais cursos eclesiásticos espalhados pelo mundo, tem o escopo de preparar nosso corpo discente para explanações sérias e dignas da consideração dos que militam na causa do Evangelho de Cristo.

Não se admite, dentro da comunidade teológica cristã brasileira, e principalmente da americana, da alemã e, de um modo geral, da européia, que um expositor bíblico esteja a larga do conhecimento exegético, posto que isso acarretará o descrédito aos seus trabalhos, quando forem estes desenvolvidos e oferecidos à apreciação e crítica dos demais co-irmãos em Cristo, e que estejam familiarizados com a variedade de pensamentos teológicos já sedimentada.

Esperamos que cada um de nossos alunos possa dar a devida atenção a esta disciplina, aplicando-se em levá-la a efeito em suas vidas ministeriais, granjeando assim condições de bem defender seu posicionamento, além de estar preparado para esclarecer aqueles que lhe servirem de alunos, ou como meros inquisidores.