Introdução

Download

A estatística é o ramo da matemática que tem por objetivo reunir, organizar e analisar dados numéricos que ajudem a desenvolver projetos de experimentos e nas tomadas de decisões. Em nossos dias, a estatística converteu-se em um método eficiente para descrever com exatidão os valores de dados econômicos, políticos, sociais, psicológicos, biológicos e físicos, servindo como ferramenta para relacionar e analisar essas informações. O desenvolvimento da teoria da probabilidade aumentou o alcance das aplicações da estatística.

Para o caso do emprego da estatística no âmbito da religião, visualizamos sua importância no sentido de que, uma vez aplicada, possibilita-nos a elaboração de projetos de evangelização, além de nos participar o avanço do evangelho pelo mundo, observado por pesquisadores que se utilizam deste mesmo método.

O traçado do perfil religioso mundial passa a ser, então, o eixo motriz que dita as regras que devem ser observadas pelas igrejas mantenedoras de agências missionárias que fundamentam suas incursões evangelísticas em nações estrangeiras sempre com base nos números apresentados pela estatística.

Num trabalho mais abrangente, a estatística pode, ainda, revelar questões atinentes a outras áreas da sociedade nas mais variadas nações (como, por exemplo, a cultura). Tais questões são regidas por preceitos espirituais que culminam, irredutivelmente, na ligação do Estado à religião, como no caso da sharia, lei religiosa islâmica que comanda a vida pública e privada de qualquer muçulmano.

Outra nação cuja estatística aponta características religiosas na classificação populacional é a China, onde mais de 70 milhões de pessoas compõem as 56 minorias nacionais, sendo que a maior parte dos chineses se distingue mais pelo idioma ou pela religião do que por suas características étnicas.

Partindo desses pressupostos, concluímos que a importância na análise estatística de uma nação ou do mundo é fator de relevante importância para que a Igreja de Cristo, estabelecida na terra, possa delinear seus passos e definir prioridades na propagação da Palavra de Deus.

A intercessão mundial, como meio espiritual de maior eficácia na evangelização de massas, da mesma forma, não poderia se basear em melhores dados para priorizar e direcionar suas orações do que numa consubstancial pesquisa de campo que apresente números esclarecedores sobre a posição das milhares de profissões religiosas catalogadas ao redor do mundo, muito embora, no presente compêndio, tenhamos nos limitado àquelas que mais se destacam.

Para a presente pesquisa, o exame estatístico das religiões, na forma em que elas se acham dispostas no globo, abrangerá os seis continentes com base na divisão proposta pela ONU – Organização das Nações Unidas.

Que os nossos alunos possam compreender a amplitude deste ministério e o quanto ele se acha envolvido na matéria missiológica, para que, uma vez a par desses números, intensifiquem a dedicação até aqui demonstrada para com a obra de Deus.