Centro de Ensino Teológico Saber e Fé
Futuro

Futuro – 7 advertências

Há um grupo de cristãos e mesmo de líderes que não apresenta qualquer interesse pelo futuro previsto pela profecia bíblica ou escatologia (o estudo das últimas coisas). Chocados com exageros e distorções ocorridos ao longo do tempo, estes cristãos procuram manter uma distância segura quando se trata do futuro. Entretanto, não é seguro manter distância deste assunto.

Seria simples se este não fosse um abundante assunto nas Escrituras. Seria simples se inúmeras profecias já não tivessem sido cumpridas e outras já despontassem no horizonte. Seria simples se profecia e história não tivessem tão mescladas que, às vezes, é difícil dizer onde termina uma e começa outra. Jesus e seu ministério são profecias cumpridas, predições bíblicas que se tornaram história. Aliás, muito do que hoje é história e fato um dia foi profecia bíblica. O futuro do passado é o presente de hoje.

Por esse motivo, não é saudável ignorar o assunto. Não concordar com tudo o que circula no meio cristão é uma atitude sadia. Rejeitar todo o assunto e querer ser um cristão ou um líder que ignora completamente o assunto é negligência. Examinar as Escrituras sobre o futuro é indispensável.

Seguem abaixo 7 advertências sobre profecias e predições sobre o futuro, tiradas das Escrituras Sagradas.

1. É hipocrisia não olhar para o horizonte da história e não discernir ou reconhecer o que está acontecendo

Quando é chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro. E pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis diferençar a face do céu e não conheceis os sinais dos tempos? (Mateus 16. 2, 3)

2. Muita coisa foi predita por Jesus. E ele não disse nada dispensável

Eis que vo-lo tenho predito. (Mateus 24.25)

3. Não falar sobre a volta de Cristo é incentivar a negligência

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. (Apocalipse 3.11)

4.  A volta de Cristo será repentina. Só vigia quem pensa e fala sobre o assunto

Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo. É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um, a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. E as coisas que vos digo-as a todos: Vigiai. (Marcos 13.33-37)

5. Só evita quem se previne. E só se previne quem sabe o que ocorrerá no futuro

Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem. (Lucas 21.36)

6. Se você é da luz, aquele dia não o pegará desprevenido

Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite. Quando disserem: “Há paz e segurança”, então lhes sobrevirá repentina destruição como as dores de parto àquela que está grávida e de modo nenhum escaparão. Mas vós irmão, já não estais em trevas para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão, porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. (1Tessalonicenses 5.1-5)

7. Quem se atenta para as profecias se prepara melhor hoje

E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. (Romanos 13.11, 12)

Diante de todas as advertências acima, você ainda acha que os assuntos relacionados às profecias bíblicas e ao futuro ainda podem ser ignorados?

Comentário

  • marvin_falcao
    Responder

    Paz! Está autorizado compartilhar estás matérias, para edificação do corpo de Cristo e conhecimento, no facebook? será indicado a fonte.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WhatsApp chat